Dicas

Dress Code Masculino: Qual roupa vestir para cada ocasião?

20 de Março de 2018

Black tie, esporte fino, esporte, passeio completo, casual, social… Algum dia você já ficou em dúvida ao ler uma dessas nomenclaturas em um convite? Se sim, não se preocupe, você não está sozinho nessa, muitos homens tem essa dúvida na hora de pensar o dress code (o que vestir) de um evento e para você não se perder e estar sempre bem vestido, independente da ocasião, vou explicar o que significa cada um deles. Bora lá?

Esporte

Esse é o mais descomplicado no dress code masculino, significa que a roupa é casual, e não esportiva. A calça pode ser jeans ou chino, a camiseta pode ser substituída por uma camisa, um blazer ou suéter podem ser um complemento interessante, a gravata é opcional e nos pés, sapatos. É normalmente para ser usado em eventos informais, como jantar ou aniversário.

Esporte Fino ou Passeio

Este, é como se fosse um degrau acima do Esporte em termos de formalidade. É importante destacar que, se o evento é até as 18hrs, como por exemplo um almoço, vernissage, teatro, o combo blazer + camisa + calça chino + sapato caem perfeitamente. Caso o evento seja após as 18hrs, o mais indicado é um costume completo com camisa e gravata. 

Social ou Passeio Completo

Aqui, a regra é muito clara, terno ou costume. É comum das formaturas ou casamentos fazerem uso deste dress code. Invista em acessórios que façam a diferença, como relógio, abotoadura, lenço e não se esqueça da gravata, pois aqui ela é indispensável.

Black Tie

Chegamos ao mais formal da lista, pensado para bailes de gala, premiações e grandes eventos oficiais. Você vai precisar de smoking, uma camisa especial que combine com o traje e gravata borboleta. Para quem quer seguir a formalidade a risca, use a calça com tira de cetonas na lateral e a faixa na cintura.

Matéria escrita para minha coluna no Diário de Santa Maria. 

Você também pode gostar