Dicas

8 dicas para estimular a sua CRIATIVIDADE

18 de janeiro de 2019

Faaaala turma, tudo joia? O post de hoje é um pouco diferente do que estou acostumado a trazer aqui para o blog, vou falar sobre criatividade e como estimular ela no seu dia a dia. Siiim, sem essa de “bloqueio criativo” ou “deu um branco”, é possível estimular a criatividade e vou mostrar isso em 8 passos muito simples.

Acabo de deixar de ser um acadêmico de Publicidade & Propaganda e me tornar um Publicitário, ao decorrer da faculdade e minha trajetória como acadêmico, participando de cursos, workshops, meetings, bate-papos, fui aprendendo táticas que nos ajudam a aflorar a criatividade de forma natural. Bora conferir essa lista?

#1 CARREGUE UM BLOQUINHO E CANETA COM VOCÊ

É comum termos ideias durante o dia ou como a galera da comunicação costuma chamar, os insights, mas por muitas vezes não damos bola para isso e depois acabamos esquecendo dessas ideias. Então, adquira o hábito de anotar as ideias legais que você tem antes de dormir, durante o banho e em todos os lugares mais inusitados que sua cabeça começa ser criativa.

#2 DÍVIDA SUAS IDEIAS COM OUTRAS PESSOAS

Não tenha medo de contar suas ideias, compartilhe elas com seus amigos, com seus professores, com seus colegas de trabalho, isso fara com que você tenha pontos de vista diferentes, estimula o questionamento e faz você ter uma visão ampla das coisas. Não fique preso ao pensamento de que irão copiar sua ideia ou te criticar, pois as pessoas tem muito a nos agregar.

#3 NÃO ACREDITE NO BLOQUEIO CRIATIVO

Caso algum dia você tenha dito que estava com bloqueio criativo, tire essas duas palavras do seu vocabulário pois o bloqueio criativo nada mais é que a falta de estimulo da sua criatividade. Só não é criativo quem não quer, é uma questão de paciência e caso você continuar dizendo que possui um bloqueio criativo, jogando isso ao universo, ele vai acabar se tornando real.

#4 BUSQUE INFORMAÇÃO PARA TER IDEIAS

Os insights nem sempre caem do céu. Hehe, busquem informações, assistam seriados que tragam conteúdos interessantes, leiam livros e revistas, procurem seguir plataformas de informação. Esses são alguns meios que levam você a ter ideias legais. É importante que você faça isso sempre, pelo menos que crie uma rotina no qual você desenvolva o hábito de buscar informação, assim estará treinando seu cérebro para que novas ideias surjam.

#5 TENHA MOMENTOS SOMENTE SEUS DURANTE A SEMANA

Esses momentos podem ser durante a semana e melhor ainda se forem durante o seu dia. Isso porque enquanto você tem momentos tranquilos e relaxantes no qual você está sozinho, sua cabeça está aberta para ser livre, ter ideias legais. Esse momento pode ser depois do trabalho, sentado na cama ouvindo uma musica, pode ser no banho, pode ser em meio a natureza, onde você se sentir o mais confortável possível.

#6 APROVEITE FERRAMENTAS PARA ESTIMULAR SUA CRIATIVIDADE

Escute podcats na internet que falem sobre assuntos que você gosta e são do seu interesse, leia e-books oferecidos por profissionais da sua área. Pode parecer “clichê” dizer que devemos ler mais, mas por diversas vezes acabamos caindo no comodismo de não buscar novas leituras, por isso é bacana estimular esse habito cada vez mais. Assinar newsletter de profissionais que abordem assuntos que você gosta também é uma forma legal de receber conteúdos que são do seu interesse.

#7 AMADUREÇA SUAS IDEIAS 

Não fique preso somente a uma ideia, dê tempo ao seu cérebro e faça essa ideia dar novos frutos. Colocando em prática todos esses itens anteriores e tendo em mente que você não precisa trabalhar somente em um projeto, mas sim em vários, você estará abrindo um leque de possibilidades. É importante pensar que você precisa tirar esses projetos do papel, somente na prática você terá real certeza se ele funciona ou não.

#8 ACREDITE NO SEU POTENCIAL

A insegurança pode ser um limitador na hora de ser criativo, por isso é importante que você busque informação e se comunique com outros criativos, dessa forma você se sentirá mais confiante para levar seus projetos e ideias para frente. Não tenha medo de tentar, executar aquilo que você acredita, eu sei que parece “clichê” dizer isso também, mas novas ideias estão surgindo pelo mundo inteiro a todo instante, você tem a oportunidade de apresentar as suas, então não perca tempo. Confiança em si próprio é essencial em qualquer área.

Então… Listei aqui algumas táticas e hábitos que você pode trazer para a sua vida e podem te ajudar a desenvolver melhor a criatividade. Espero que tenham gostado! 🙂

Você também pode gostar